Boa tarde/noite. Como refiro no título, este texto irá ter 4 temas, 4 diferenças. Ou seja, a interligação está posta de parte, apenas coisas soltas que me apetecem unir num texto. Tal e qual Saramago.

1º Tema: A construção do novo centro comercial em Guimarães, denominado de Espaço Guimarães-rir-. É irrisório como alguém se lembra de idealizar um projecto de tamanha envergadura nas periferias de Guimarães, quando o mesmo, em primeiro plano (e na minha perspectiva) não era necessário,visto no centro da cidade existir um centro comercial que além de ser muito mais acessível foi remodelado e expandido, em segundo plano é absurdo pela quantidade de mentiras que foram disparadas para "aceitar" o projecto, e em terceiro plano quando lhe chamam Espaço Guimarães, e aquilo quase, repito QUASE, é em Famalicão. Por esta ideia clara já perceberam que tão cedo não faço questão de pôr lá os pés.Não, a desculpa que ao menos serve para criar postos de trabalho para mim não serve. Porque metade dessas pessoas que estão lá a trabalhar tem contractos de 6 meses e no fim, fundo de desemprego de novo.Sistema. Mais, tenho conhecimento (devido a experiência de trabalho), que muitas pessoas preferem ficar em casa a receber o subsidio do que trabalhar, descontar, ter direito a benefícios de saúde etc... Por isso podem imaginar a debandada que vai surgir daqui a uns tempos. Para mim, e para o bem da cidade era fechar já aquilo, por muito extremista que possa ser. Mostra claramente a demagogia de quem temos como presidente da câmara que só se preocupa com o exterior, e obviamente a menina dos seus olhos: Oliveira/Praça de Santiago. Lembro que há cerca de duas semanas ardeu uma das casas mais antigas em Guimarães, que por exemplo continha pinturas renascentistas com mais de 500 anos!!!! E ardeu porquê? Porque o nosso presidente se esquece por exemplo daquela área...mas há tantas.
Só para dar mais uma... Onde anda o escoamento na cidade? ultimamente sempre que chove, é uma coisa impressionante.

2º Tema: Recentemente fui convidado para entrar num dvd com edição para o próximo ano. Já gravei a minha parte, e achei uma ideia muito bem concebida pela principal motora de todo este projecto. A ideia, consiste em promover novos talentos do rap/hip-hop nacional, e passar para um dvd todo o seu trajecto e forma de trabalhar na música. Já agora - www.myspace.com/annafilipadesign

3º Tema: A minha interpretação a nível escolar tem sido horrível, tendo sido severamente prejudicado nas notas por isso mesmo. Parece que ao ler, vejo uma coisa quando é exactamente o contrário do que ela pede. No caso mais flagrante, foi confundir (imagine-se!!!) contextualizar com caracterizar. Bem, onde andava eu com a cabeça...

4º Tema: A minha relação com a Joana está cada vez melhor, apesar do pouco tempo disponível um para o outro, agora aproveitamos o mesmo tempo de forma mais positiva. Entendam com isto não estou a dizer que no passado não existira esta relação, mas a distância causa saudade, e quando nos vemos agora parece que rebentamos de amor, parece que (desculpem a expressão) nos abafamos. Não consigo compreender este estranho fenómeno chamado amor. É impressionante a sua força, toda a sua complexidade e acima de tudo a sua vasta visão social.
Por isso, Joana obrigado por todos os dias fazeres de mim o melhor :)

1

4 comentários:

Normalmente costumo guardar as opiniões para mim próprio, simplesmente porque podem ferir susceptibilidades ou porque ninguém as pede. No entanto tu é que pediste, portanto depois não te queixes.
Portanto dito isto devo começar por dizer que gostei especialmente da boca ao saramago, e que os temas 2 3 e 4 não me importam (provavelmente a outros são importantes).
Agora sim,o fundo da questão. Tem vergonha ao falares assim dessa nova obra que é o espaço Guimarães, não pela maneira como falas, isso está bem, mas tu esqueces da concorrência, eu vou explicar isto sucintamente, é o seguinte se tu tens 2 companhias telefónicas a concorrer na mesma área essas companhias vão batalhar entre si com baixa de preços, promoções, etc... e isso só vai beneficiar o cliente, o mesmo é com o Guimarães shopping (novo e melhorado) e com o espaço Guimarães. Depois não se entende como é que é possível haver culpa do presidente municipal que temos, isso não é quase em Famalicão??(tava na brinca). Mas agora a sério este investimento só tem lucro a dar, louvo a visão empresarial do nosso presidente, depois de particulares investirem naquilo, quem ganha é o estado, e nomeadamente a o município onde esta obra está localizada, só dá lucro é o que tenho a dizer, pelo menos a médio prazo, e quanto ás outras questões relacionadas com a corrente gerência desta cidade só digo se não estão resolvidas é porque há assuntos mais urgentes a serem tratados, e que tal comono país não devemos esperar que as coisas fiquem resolvidas de um momento para o outro isso sim é absurdo.outra coisa que me chateia são estes quadradinhos onde eu estou a tentar meter um coment que deve ser maior que o texto original e que não dão para visualizar toda a conjuntura, e mais, agora que pensei em conjuntura deves primeiro ver a conjuntura em todos os seus aspectos e depois ser a favor ou contra, tanto mais que tudo isto não passa de opiniões e o facto é que estamos a discutir contra um facto e esse facto é que o MAGALHÃES É O MAIOR!!! caso contrário não estava outra vez na câmara eleito por maioria pela população.
Posto isto acho que não me vais pedir para comentar outra redacção de opinião outra vez, são opiniões e todos temos uma diferente excepto aqueles que usam roupa da wesc.

Não vale a pena assinar porque toda a gente sabe quem é o fanático socialista

Desculpa discordar, mas concorrência? não te via consumista. o que vai aumentar é o consumismo. e isso sim é uma vergonha, num país onde praticamente se vive de...NADA.

1 – Não percebo o teu argumento, aquando da referência à (não) necessidade do Espaço Guimarães, sendo que já existe um na cidade. Há que referir que são elaborados estudos de mercado bastante aprofundados, principalmente antes da construção de grandes superfícies, como é o caso. Para o consumidor é profícua a vinda dum novo espaço comercial como este, dado que, até agora, o monopólio deste campo era da exclusividade do Guimarães Shopping. Isto obrigará, aliás já obrigou a mexidas do lado do Grupo Sonae, visando trazer novidades (A FNAC é um excelente exemplo), remodelações e a melhoramentos há muito necessários num lugar já há muito ultrapassado, exíguo para as necessidades da população vimaranense que, até aqui, se via obrigada a deslocar a cidades próximas para encontrar as lojas pretendidas – muitas deles presentes agora em Guimarães. É uma concorrência que urgia aparecer.
2 – Confesso que me parece totalmente despropositado esse comentário à proximidade em relação a Famalicão. Soa-me a uma tentativa de “criticar só porque sim”. Até se podia situar em Serzedo: Tem toda a legitimidade para ostentar o nome do nosso concelho.
3 – Quer seja recorrendo a contratos precários ou não, a verdade é que o emprego de pessoas é uma realidade. Isso num concelho em que a taxa de desemprego se situa nos 14% é sempre uma boa nova. É preferível durante um período pequeno de tempo ter um trabalho do que não o ter durante tempo algum. Quanto a esses casos de pessoas que preferem receber do subsídio de desemprego, são casos particulares, e não se deve generalizar, sob pena de se cometer uma enorme falácia.
4- Em relação ao “fechar já com aquilo”: essa afirmação não merece grandes comentários. Sabes que essa posição é ridiculamente infeliz.
5 – Não é novidade nenhuma a excessiva preocupação que a câmara (nomeadamente entre as lides socialistas) mostra com o centro da cidade em detrimento das freguesias mais afastadas do “pólo central” do concelho. Mas não vejo qualquer relação entre as casas ardidas há umas semanas atrás e a abertura desde novo espaço.
A finalizar, penso que deu para perceber a minha postura em relação ao Espaço Guimarães: uma boa adição ao concelho. Contudo, não passa de uma opinião de alguém um pouco leigo no assunto, que sabe que há pessoas bem mais dotadas que possam falar com maior conhecimento de causa em relação a isto.

PS: Meninas, se quiserem o meu número de telemóvel, peçam aos administradores do blog.

Bons argumentos neste teu texto Zé :) gostei bastante, finalmente!

Enviar um comentário

About this blog

Este é um blog que pretende falar um pouco de tudo,tentando abordar essencialmente o dia a dia dos dois autores(Papla e Sketch)

Quem escreve comigo